Loading icon

Sítios de Patrimônio Mundial na Argentina

Argentina é um país com um incrível patrimônio natural. Aqui você pode visitar o Parque Nacional Los Alerces e o Parque Nacional Laguna San Rafael, onde povos indígenas viveram muito antes da chegada dos europeus. Você também pode explorar outro parque, o Parque Nacional Monte León, que protege as florestas andinas que inspiraram o escritor Jorges Luis Borges enquanto ele crescia na Argentina. As Cataratas do Iguaçu são uma das maiores atrações turísticas da América do Sul por serem espetacularmente belas!

Parque Nacional Los Glaciares

O Parque Nacional Los Glaciares é um parque nacional localizado na Província de Santa Cruz, Argentina. Foi criado em 12 de maio de 1937 e abrange uma área de 5.780 km2. O parque foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1981 por sua excepcional beleza natural. Sua principal atração é o Glaciar Perito Moreno, que cresce cerca de 2 metros por dia e desce de quase 4.000 metros de altitude até o Lago Argentino. O nome Los Glaciares significa"Os Glaciares"em espanhol; no entanto, deve-se notar que hoje não existem mais glaciares dentro dos limites deste parque nacional devido principalmente ao aquecimento global, mas também porque estão derretendo desde o final do século XIX, quando os colonizadores europeus chegaram aqui.

Missões Jesuíticas dos Guaranis

As Missões Jesuíticas dos Guaranis são uma série de reduções jesuíticas construídas nos séculos XVII e XVIII por colonizadores espanhóis na América do Sul para converter os indígenas Guaranis ao cristianismo. Elas estão localizadas na província argentina de Misiones, cerca de 400 quilômetros de Buenos Aires, entre a fronteira brasileira e a fronteira uruguaia.

As missões jesuíticas foram estabelecidas em terras que haviam sido ocupadas por várias tribos desde antes do início da colonização europeia em 1536-37 (quando Juan de Salazar fundou Santa Ana). O primeiro grupo chegou ao Lago Ipacarai em 23 de novembro de 1556 sob a liderança do padre Pedro Lozano; logo foram seguidos por outros que se estabeleceram mais ao sul, ao longo do rio Paraná de las Palmas, até 1632, quando finalmente chegaram ao seu destino: a missão de Santa Cruz de la Sierra, que ficou conhecida como"Missão Nuestra Señora de Loreto"- Loreto significa"Nossa Senhora".

Parque Nacional Iguazú

O Parque Nacional Iguazú é um Patrimônio Mundial da UNESCO localizado na província de Misiones, Argentina, na fronteira com o Brasil. Foi criado em 1934 e abrange uma área de 1.757 quilômetros quadrados.

O parque possui várias cachoeiras, incluindo as Cataratas do Iguaçu, que são divididas em três principais seções: Garganta del Diablo, Fuente de las 3 Porciones e Salto San Martin.

Cueva de las Manos, Río Pinturas

Este sítio de pinturas rupestres na Argentina tem cerca de 10.000 anos. As pinturas retratam humanos e animais nas paredes da caverna.

Península Valdés

Península Valdés é uma península no Oceano Atlântico, localizada na costa patagônica da Argentina. É lar de uma das maiores colônias de reprodução de baleias-francas-austrais do mundo. A área também abriga outras espécies de baleias, incluindo baleias-azuis, as baleias-de-pato e as baleias-jubarte. Além de sua rica vida marinha, a Península Valdés possui belas paisagens que a tornam um excelente lugar para visitar se você está interessado em aprender mais sobre os esforços de conservação dos oceanos ou quer ver de perto algumas espécies de animais selvagens únicos!

Parque Nacional de Talampaya

Parque Nacional de Talampaya está localizado na parte norte da Província de Córdoba, na Argentina. O parque engloba dois lagos - Talampaya e Negra - que foram formados por erupções vulcânicas há milhões de anos.

O parque apresenta cânions, cavernas e desfiladeiros profundos esculpidos pela água ao longo do tempo. A paisagem inclui formações de arenito que se assemelham a dunas petrificadas com mais de 60 milhões de anos. Essas características naturais são protegidas pela UNESCO como parte do seu programa de Locais do Patrimônio Mundial, pois são consideradas uma parte importante da história da Terra, de acordo com o site da organização:"Seu testemunho excepcional fornece evidências de como a vida se desenvolveu em nosso planeta".

Para chegar lá a partir de Buenos Aires, pegue um voo ou ônibus para o norte por cerca de três horas até chegar a San Miguel de Tucumán (a capital), e depois faça mais uma viagem de ônibus de uma hora a oeste até o próprio Parque Nacional de Talampaya.

Quarteirão Jesuíta e Estâncias de Córdoba

O Quarteirão Jesuíta e as Estâncias de Córdoba estão localizados na cidade de Córdoba, Argentina. O Quarteirão Jesuíta é um Patrimônio Mundial da UNESCO que foi fundado pelos jesuítas em 1630 e posteriormente se tornou uma propriedade agrícola. O local inclui restos arqueológicos de arquitetura colonial, como jardins, casas e igrejas com belos afrescos que retratam temas religiosos pintados em suas paredes por artistas indígenas usando pigmentos locais.

Esses são os locais de patrimônio mundial na Argentina